Conteudo Cabeçalho Rodape
11 julho 2024 | 00h00

Um ecossistema de organizações comprometidas com o futuro do Brasil

Confira as ações de investimento e mobilização realizadas pela Fundação Lemann em 2023

Transformar a educação e formar lideranças no Brasil são os principais objetivos da Fundação Lemann. Para que isso aconteça, atua como impulsionadora de um ecossistema de organizações comprometidas com essas causas, colocando as pessoas no centro da agenda de desenvolvimento.

Assim, a Fundação cria uma rede comprometida com a erradicação do analfabetismo escolar e o fortalecimento da educação básica de qualidade para todas as pessoas. Além disso, prepara lideranças diversas, capazes de dialogar e encontrar soluções para os desafios complexos do nosso país.

Durante o ano de 2023, foram propostas metas ousadas para impulsionar essas transformações. Ousadas, mas viáveis, por conta de uma atuação que se deu em duas frentes: investimento e mobilização.

LEIA O RELATÓRIO ANUAL DE 2023

Investir em educação e liderança

Foram realizados investimentos e apoios a iniciativas e soluções de impacto que promovem mudanças sociais profundas por meio da produção de conhecimento sobre educação pública e desenvolvimento de lideranças.

Em 2023, a Fundação Lemann colaborou com o alinhamento das estratégias estaduais e municipais de alfabetização, por meio do programa Educar Pra Valer, por exemplo.  Expandiu programas de desenvolvimento de lideranças para promover conexões, diálogo e troca de boas práticas para avançar nas mudanças necessárias para o Brasil, como o programa Alcance e a Rede de Líderes Fundação Lemann. Também foram apoiadas soluções inovadoras, como ferramentas baseadas em inteligência artificial, para proporcionar uma educação mais personalizada e de alta qualidade. Como resultado, foram produzidos dados que sustentam a atuação do time interno, parceiros e gestores externos.

Conheça todas as iniciativas apoiadas

Mobilizar redes e promover o diálogo

Em busca de soluções coletivas para enfrentar os desafios complexos da sociedade brasileira, são mobilizadas redes de organizações e lideranças para promover o diálogo entre diversas perspectivas, incentivando o compartilhamento de ideias e experiências. Em 2023, a Fundação Lemann deu passos significativos em iniciativas que, por meio do diálogo, troca de conhecimentos e articulação entre diferentes atores, contribuíram para o avanço do país.

A Rede de Líderes da Fundação Lemann foi expandida e a parceria VAMOS, para 12 estados, ampliada, o que intensificou o enfoque na educação para relações étnico-raciais através da Aliança pela Alfabetização. Foram celebrados também os avanços importantes do Governo Federal em políticas públicas estruturantes, como a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a edição do Decreto de Cotas para pessoas negras em posições de liderança no Executivo Federal.

Conheça todas as redes mobilizadas

Filantropia transformadora

A Fundação Lemann entende a filantropia como um investimento que transforma o futuro, que se concretiza mediante uma estratégia de governança ética, colaborativa e transparente. Para isso, vem ampliando sua presença internacional para disseminar as boas práticas brasileiras e aprender com casos de sucesso em outros territórios.

O compromisso com o Brasil é de longo prazo e as parcerias e investimentos são duradouros. Assim, a Fundação soma esforços, agrega diferentes perspectivas, multiplica recursos e capacidades para causar um impacto mais profundo, escalado e qualificado para a sociedade.